Scroll to Discover  

fh_state_of_balance_3_15_header_PT

Situação de Balanceamento: Retrospectiva da Temporada 4

15/03/2018 12:00

Nesta publicação do blog, queremos mostrar os dados da Temporada 4 e fazer uma rápida análise do estado do jogo em relação ao balanceamento de luta: Onde estamos? Para onde vamos?

Nossa intenção com esta publicação é criar um formato recorrente de explicação de dados no início de cada temporada, o qual usaremos para analisar a temporada que passou e discutir sobre o que deu certo e o que poderia ser melhorado.

Queremos ser transparentes com vocês sobre qual direção estamos tomando com o balanceamento do jogo e mostrar algumas das ferramentas usadas.

Portanto, seu feedback nesta publicação é bem-vindo para nos ajudar a melhorar esta nova forma de comunicação!

BALANCEAMENTO

Primeiro queremos explicar um pouco sobre o processo de balanceamento. Nós utilizamos múltiplas fontes para elaborar conclusões e agir de acordo com elas. Essas fontes são: (Não necessariamente em ordem de importância)

  • Feedback da comunidade coletado através de múltiplos canais de comunicação
  • Feedback dos melhores jogadores
  • Dados do jogo
  • Percepção dos nossos designers

Após isolar um problema, trabalhamos nele até considerarmos que encontramos uma boa solução, aí realizamos um patch no jogo. O tempo para esse processo pode variar bastante dependendo do problema e da solução envolvida. Por exemplo: algumas soluções podem ser resolvidas via dados em uma Atualização Pós-Lançamento, que oferece uma boa flexibilidade para a janela de lançamento em si, enquanto outras precisam de alterações no código em uma Atualização de Título (Patch), que exigem cronogramas de produção e processos de submissão muito mais complexos.

DADOS

Vamos compartilhar alguns dados sobre 1x1 e 4x4. Atualmente observamos esses dois ambientes para tomar decisões sobre balanceamento.

Os dados 1x1 nos ajudam a avaliar se um personagem é particularmente muito forte ou muito fraco ao se tratar de uma situação pura de luta.

Os dados 4x4 nos informam mais sobre o desempenho em uma equipe com os Talentos do personagem e quais vantagens traz ao jogo.

Abaixo há uma matriz com todas as partidas 1x1 realizadas pelo top 2,5% de jogadores de For Honor no PC e nos consoles (de acordo com nossa classificação de habilidade).

Em termos de dados, é o mais próximo que temos para nos informar sobre o nível competitivo de For Honor no 1x1.

Temporada 4 - Duelo - Top 2,5% de jogadores

fh_devblog_winloss_1v1_en

Matriz de Vitórias / Derrotas no Duelo

ANÁLISE

Como é possível ver nesta matriz, 3 personagens se destacam no 1x1: Pacificadora, Xamã e Justiceiro. Este é o desempenho deles durante toda a Temporada, de 15 de novembro a 15 de fevereiro.

Lendo isso, você pode querer que eles sejam enfraquecidos.

Mas antes de se comprometer com novas mudanças, queremos ver como eles se adaptam às novas alterações de aparada e como se saem contra personagens atualizados da Temporada 5. As melhorias que fizemos no Kensei, Celta, Conquistador e Bárbaro podem torná-los mais fortes e, eventualmente, levá-los a uma posição mais alta na matriz.

O foco do nosso trabalho na Temporada 5 era melhorar personagens com desempenho fraco em vez de enfraquecer personagens fortes. Veremos no fim da temporada se essa estratégia deu resultado.

Porém, aqui estão alguns comentários com nosso ponto de vista sobre o Top 4.

Pacificadora

No momento, estamos considerando realizar mudanças na Pacificadora para melhorar a jogabilidade dela e aumentar a utilidade do Cancelar com Adaga, além de ajustar o nível de poder dela um pouco. Também achamos que a habilidade de realizar esquiva para trás com segurança é muito forte, então estamos avaliando todas as esquivas para trás no jogo para ajustar a eficácia delas.

Xamã

Os dados aqui misturam o lançamento da Xamã e a Xamã após os enfraquecimentos e correções de bugs que lançamos durante a Temporada 4. Embora consideremos esta personagem poderosa, queremos esperar um pouco e ver como ela se sai na Temporada 5 antes de enfraquecê-la mais.

Justiceiro

Não consideramos o Justiceiro muito forte no 1x1. A posição dele se deve principalmente ao irritante empurrão ao bloquear, que combinado com a vida alta e muita paciência, pode levar a uma vitória lenta, mas certa. Estamos analisando esta habilidade e também o desempenho em 4x4.

Agora, se olharmos no fim da matriz, podemos ver que o Celta e o Kensei estão em má forma. Como consideramos sempre melhorar um personagem em vez de enfraquecer outros, nos concentramos nos personagens que podemos reforçar.

Esperamos que o Kensei e o Celta se saiam muito melhor durante a Temporada 5 com as alterações que realizamos neles.

As alterações no Bárbaro e Conquistador foram feitas para deixá-los mais fortes, mas também para alterar a jogabilidade e torná-los mais satisfatórios de usar ou enfrentar.

Você pode ver as publicações de blog que escrevemos sobre o design por trás desses personagens aqui.

Aqui está o índice de vitórias no Domínio 4x4 do top 4% de jogadores no PC e nos consoles combinados, de acordo com nosso sistema de classificação de habilidade.

É possível perceber que a % não é a mesma que no Duelo. Isto ocorre porque queremos obter uma população alta o suficiente na classificação que também fosse alta o suficiente para obter dados relevantes.

Temporada 4 - Domínio - Top 4% de jogadores

fh_devblog_winloss_4v4_en

Como é possível ver, não é exatamente o mesmo que o 1x1, apesar de possuir alguns pontos em comum.

Nossa opinião é que a Pacificadora, Justiceiro, Nobushi e Invasor estão se saindo bem demais no 4x4, mas a mesma filosofia que usamos nas atualizações da Temporada 5 no 1x1 também se aplica aqui. Queremos melhorar o desempenho dos piores em vez de enfraquecer demais os melhores personagens.

É por isso que não haverá grandes alterações imediatas nestes personagens, mas sim pequenos ajustes.

Pacificadora

Os Talentos da Pacificadora são muito bons somados às habilidades de luta que possui. Como dissemos na seção sobre 1x1, estamos analisando a personagem.

Justiceiro

A principal força do Justiceiro é o conjunto de Talentos de bombas e o golpe de empalamento. Estamos analisando Empalar e as diferentes situações onde o golpe é garantido. Este golpe, quando executado com sucesso, frequentemente leva a uma eliminação de jogador em situações 1xN.

Nobushi

A Nobushi é famosa devido ao seu ótimo ataque de área. Este ataque já foi enfraquecido em uma atualização da Temporada 5. Agora monitoraremos como ela se sai durante a Temporada 5.

Invasor

O Invasor possui algumas fraquezas de luta atualmente e a poderosa Investida Impetuosa para balancear isso no 4x4. Estamos de olho, mas não temos nenhuma alteração a curto prazo para as habilidades de luta dele.

PRÓXIMOS PASSOS

Como é possível ver, nada é perfeito, mas queremos melhorar o estado de balanceamento do jogo durante o ano todo para fornecer um melhor ambiente de luta para todos. A Temporada 5 traz várias alterações aos personagens e à mecânica de aparada. Esperamos que isso altere bastante o metajogo de For Honor. Os jogadores podem esperar mais alterações nos aspectos principais do jogo ao longo da Temporada 5 e no lançamento da Temporada 6. Atualmente estamos concentrados nos aspectos do fluxo e diversão dos personagens, além da força deles. Neste ponto, reavaliaremos o resultado do nosso trabalho na Temporada 5. Continuem enviando feedback através de quaisquer canais de comunicação que desejarem. Nossa Equipe de Comunidade envia tudo para nós!

Seguiremos esta publicação com uma nova no início da próxima Temporada contendo nossas conclusões!

- A Equipe de Batalha

Facebook Twitter Google+