Scroll to Discover  

FH---State-of-Balance-Y3S3

Situação de Balanceamento: Hulda (Temporada 3 do Ano 3)

05/12/2019 12:00

Saudações, guerreiros! Bem-vindos a esta nova edição da série Situação de Balanceamento, na qual a Equipe de Batalha analisa os resultados da temporada anterior e discute a direção que estamos seguindo.

Neste blog, compartilhamos alguns dados sobre os Índices de Vitórias e frequência de escolha dos heróis com vocês, a comunidade. Também discutiremos nossas perspectivas sobre certos problemas de balanceamento e qual direção isso propõe para as próximas temporadas.

Agora vamos aos dados!


DUELO


ÍNDICE DE VITÓRIAS DA POPULAÇÃO GERAL DE DUELO

FH-Y3S3-Duel-Full-Population-Win-Rate

ÍNDICE DE VITÓRIAS DE DUELO PLATINA E SUPERIOR

FH-Y3-S3-Duel-Platinum-and-Above-Win-Rate

FREQUÊNCIA DE ESCOLHA NO MODO DUELO

FH-Y3S3-Duel-Pick-Rate

TABELAS DE VIABILIDADE DE DUELO VS ESTILO DE JOGO

FH-Y3S3-Viability vs Playstyle Table


Nota: nesta Situação de Balanceamento, usamos a versão da "Tabelas de Viabilidade vs. Estilo de Jogo" publicada em 30 de outubro de 2019. Essas Tabelas de Viabilidade são ferramentas criadas pela comunidade que pretendem substituir as Listas de Categorias, sendo que a última versão delas você pode encontrar aqui.


Hitokiri e Invasor tem desempenho elevado nos Duelos em ambas tabelas de População Geral e Platina ou Superior. Este dados correspondem com a Tabela de Viabilidade criada pela comunidade - tanto Hitokiri quanto Invasor estão listados como uns dos mais fortes em duelos. Hitokiri tem uma posição especialmente alta, com um índice de vitórias de 68% na População Geral e 61% em Platina ou Superior. Ambos personagens foram enfraquecidos na Temporada 4 do Ano 3 (mudança no Golpe Atordoante do Invasor, mudança do intervalo da Postura Ininterrupta do Hitokiri e redução de dano para ambos). Portanto, vamos monitorar de perto para ver quais resultados vão ter depois das alterações.

Postura Ininterrupta / Heróis de Dano Alto parecem ter uma presença forte no topo dos Dados de Jogador. A maioria dos heróis que aparecem no topo das listas de dados parecem conter uma dessas características ou ambas. Isso sugere que essas propriedades (especialmente quando combinadas com heróis como Invasor e Hitokiri) são muito fortes quando usadas no contexto de duelos de População Geral ou Platina ou Superior. A principal discrepância é o Bárbaro, que, apesar de possuir Postura Ininterrupta, tem uma presença baixa nos índices de População Geral.

Invasor, Hitokiri, Justiceiro, Prior Sombrio e Conquistador estão em posições mais ou menos semelhantes no alto dos índices de Dados de Jogador e Tabelas de Viabilidade. Isso sugere que esse heróis são fortes tanto em modos competitivos quanto no contexto de População Geral. Já realizamos alterações no Invasor e no Hitokiri nesta temporada, e vamos monitorar como essas mudanças vão afetar a viabilidade deles e decidir se precisamos mudar outros heróis em decorrência disso.

Jormungandr aparece alto em ambos índices de Dados de Jogador, mas baixo na Tabela de Viabilidade. Percebemos que, a nível competitivo, o plano de jogo de Jormungandr fica inconsistente a medida que jogadores mais experientes conseguem reagir aos ataques mais perigosos. A nível de População Geral, isso fica muito mais difícil, e o nível de frustração com esse herói continua alto devido à dificuldade dos jogadores lidarem com os ataques corpo a corpo dele. Na Temporada 4 do Ano 3, ajustamos o tempo de recuperação dos ataques fracos iniciais para corrigir um problema que impedia o jogador de esquivar de arremates corpo a corpo em certos casos. Vamos ficar atentos às repercussões disso no futuro.

Guardião, Bárbaro e Xamã estão em posições bastante inferiores em ambos os conjuntos de Dados de Jogador, sendo que nas Tabelas de Viabilidade eles estão em posições altas. Uma teoria que temos para jogadores da População Geral é que ele abordam Duelos de maneira semelhante ao modo que eles abordam 1x1 no modo Domínio, fazendo com que eles executem ataques fortes com mais frequência e tomem mais riscos, enquanto os jogadores competitivos costumam ser mais cautelosos e pacientes.

Heróis com Guarda de Reflexo aparecem no final das listas. Orochi lidera em ambos os índices, apesar de ser listado como fraco na Tabela de Viabilidade. Vamos ficar de olho na situação.



DOMÍNIO


ÍNDICE DE VITÓRIAS DA POPULAÇÃO GERAL NO MODO DOMÍNIO + Índice de Vitórias dos Top 4%

  FH-Dominion-Full-Population-Win-Rate

TABELAS DE VIABILIDADE DE DUELO VS ESTILO DE JOGO NO MODO DOMÍNIO

FH-Y3S3-Dominion Viability vs Playstyle Table


A metade superior dos Dados de Jogadores no modo Domínio População Geral e os Top 4% é basicamente o mesmo, com algumas pequenas mudanças de posições. Isso mostra uma semelhança alta entre os diferentes níveis de jogo. Semelhantes aos Duelos, vemos que os heróis com Postura Ininterrupta e/ou dano alto se apresentam no alto desses conjuntos de Dados de Jogadores.

Invasor e Hitokiri aparecem perto do topo dos Dados de Jogadores para o modo Domínio (resultado semelhante ao modo Duelo), e vamos esperar para ver como as mudanças aplicadas no início da Temporada 4 do Ano 3 afetam eles.

Heróis com Guarda de Reflexo estão tendo dificuldades no modo Domínio, ao que tudo indica. Todos os heróis com Guarda de Reflexo aparecem no final dos índices de Dados de Jogador. Vamos ficar de olho na situação, visto que isso é uma tendência problemática.

Heróis do Meio (uma função definida na Tabela de Viabilidade da Comunidade como heróis que mantém o controle das rotas de lacaio) estão em posições bastante semelhantes em ambos Dados de Jogador e Tabela de Viabilidade, com exceção de Aramusha, que ainda atinge posições altas nos Dados de Jogador. Isto mostra que o controle das rotas de lacaio é geralmente bem compreendido.

Heróis de Pontos Laterais (uma função definida na Tabela de Viabilidade da Comunidade como os heróis que conseguem proteger pontos laterais de maneira eficiente) são geralmente heróis defensivos que conseguem manter uma posição por longos períodos de tempo. A classificação deste heróis é semelhante em ambas Tabela de Viabilidade e Dados de Jogador, com exceção de Jormungandr, com posição superior nos Dados de Jogador. Geralmente, isso indica que a defesa de Pontos Laterais é bem entendida, mas que a maioria dos heróis de pontos laterais se encontram no meio ou baixo nos Dados de Jogadores. Vamos continuar analisando isso para garantir que haja opções de heróis que sejam viáveis nos pontos laterais.

Heróis Viajantes (uma função definida na Tabela de Viabilidade da Comunidade como heróis que vagueiam o mapa e ajudam quando necessário) mostram bastante semelhança com heróis que estão no topo dos Dados de Jogador e da Tabela de Viabilidade. Tudo indica que a função de viajante é bem entendida em todos os níveis de jogo.

Heróis de Suporte (uma função definida na Tabela da Comunidade como heróis capazes de matar rapidamente um oponente com a ajuda de um parceiro de equipe) parecem mais fortes em modos competitivos organizados do que em modos solo. A Tabela de Viabilidade da Comunidade define Xamã e Gladiador como fortes nessa função, mas os Dados de Jogador mostra posições baixas para os dois. Enquanto essa diferença em comportamento parece superficialmente fazer algum sentido, considerando a diferença em coesão e coordenação de equipes entre População Geral e níveis competitivos, há uma grande discrepância entre os resultados dos Dados de Jogador e a Tabela de Viabilidade ligados à Xamã e ao Gladiador.



INVASÃO


ÍNDICE DE VITÓRIAS DA POPULAÇÃO GERAL NO MODO INVASÃO + ÍNDICE DE VITÓRIAS DOS TOP 4%

   FH-Breach-Full-Population-Win-Rate 

Em termos gerais, os Dados de Jogador no modo Invasão são bastante semelhantes aos do modo Domínio. A única grande diferença é que Nuxia aparece em posições mais baixas no Índice de Vitórias do Top 4% da Invasão do que no modo Domínio. Isso provavelmente se dá devido às Estrepes e ao kit de combate dela serem menos eficientes em contextos com a presença de Piqueiros.

Nota: não há uma Tabela de Viabilidade da comunidade para o modo Invasão. Por isso, ela não aparece neste artigo.



OBSERVAÇÕES FINAIS



Adoraríamos ouvir suas opiniões sobre os resultados dos Dados de Jogador e População Geral, Platina ou Superior, Top 4% e as Tabelas de Viabilidade da comunidade. Lembrem-se de que analisamos todos esses dados, informações, feedback e muito mais quando tomamos nossas decisões.

Continuem mandando suas opiniões. Nos encontramos novamente na próxima edição da Situação de Balanceamento!

- A Equipe de Batalha

Facebook Twitter Google+